sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Jade conquista Bronze no Individual geral!


Mundial de Ginástica: Jade Barbosa conquista o bronze no individual geral


RIO - A brasileira Jade Barbosa fez história nesta sexta-feira. Aos 16 anos, ela conquistou a medalha de bronze na competição individual geral do Mundial de Stuttgart, tornando-se a primeira atleta do país a subir ao pódio na prova que reúne os quatro aparelhos da ginástica feminina. Até hoje, o melhor resultado do Brasil neste evento tinha sido o quarto lugar de Daniele Hypólito em 2001, no Mundial de Ghent.
O feito de Jade comprova a qualidade da renovação da ginástica nacional. Depois de Daniele, que naquele ano ainda ganhou a prata no solo, o Brasil descobriu o talento de Daiane dos Santos, a primeira campeã mundial do país. Em 2003, Daiane ganhou o ouro nos exercícios de solo. Em 2005, outro título no solo, dessa vez no masculino, com Diego Hypólito.
Faltava uma medalha no indivídual geral, competição que aponta quem é a ginasta mais completa do mundo. Segunda-feira, Jade se classificou para a final com a sexta maior nota, prejudicada por uma queda no solo, mas dois dias depois a atleta do Flamengo foi a melhor de todas durante a competição por equipes, ganhando confiança para a final individual.
Nesta sexta, Jade brilhou no salto sobre o cavalo, aparelho em que teve a maior nota entre todas as competidoras (15,900), e manteve o bom nível nas outras séries: 15,700 na trave, 14,950 nas barras assimétricas e 14,000 no solo. No fim, a brasileira dividiu a medalha de bronze com a italiana Vanessa Ferrari, ambas com 60,550 pontos. A americana Shawn Johnson conquistou o título mundial com 61,875 pontos e a romena Steliana Nistor ficou com a prata (60,625).
Jade Barbosa ainda vai disputar outras duas finais no Mundial de Stuttgart. Neste sábado, ela compete no salto sobre o cavalo, e domingo disputa a prova da trave. O Brasil também tem chance de medalha com Diego Hypólito na final do solo, neste sábado.

Nenhum comentário: